Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

Desistências de pacientes dificultam marcação de exames e consultas

Dificuldades e demora para fazer a marcação de consultas e exames é uma constante na rotina dos moradores que necessitam dos serviços públicos de saúde em Petrolina, no Sertão Pernambucano. Entre os motivos desses transtornos está a deficiência no sistema e o não comparecimento dos usuários.
De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade são realizados mensalmente cerca de 11 mil exames e consultas pela rede municipal. As unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AMEs) absorvem 80% desse número. O restante é realizado em hospitais e clínicas conveniados à prefeitura.
Os agendamentos são longos ou acontecem depois de muito atraso. A professora Izabel Cristina Bonfim marcou um eletrocardiograma desde janeiro e agora que conseguiu fazer o exame. “Como eu estou com aceleração no coração, o meu médico pediu um exame eletrocardiograma com urgência e saiu agora. Se for uma coisa grave a tendência é agravar cada vez mais”, relata.
Já a agricultora Maria Ferreira da Silva tem mioma e precisa fazer consultas e exames rotineiramente. Ela conta que nunca consegue seguir o calendário que o médico pede. “Eu faço um exame, quando eu venho já está vencido, daí o médico bota para fazer novamente. Quando eu tenho retorno de novo o exame já não vale mais”, ressalta.
A prefeitura alega que o atraso acontece porque os pacientes agendados com antecedência não comparecem. No mês passado, cerca de 36 % dos usuários faltaram aos atendimentos na Policlínica. “Nós fizemos um trabalho de conscientização dos profissionais de saúde e os usuários, para gente convencer esses pacientes que não percam suas consultas e exames”, conta a diretora de regulação da Sistema Municipal de Saúde, Alice Mara Gonçalves.
Alice alerta ainda para a confecção do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). “Usuários têm que ter o cartão SUS, porque isso implica no agendamento. Solicitamos que as pessoas tenham guias nas suas unidades de saúde vejam a questão da marcação”, explica Alice.
O cartão do SUS é feito no Centro de Convenções da cidade, de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, Registro Geral (RG), CPF e comprovante de residência. Caso seja menos de idade é preciso levar a Certidão de Nascimento original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário