Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

Secretário de Meio Ambiente é preso suspeito de garimpo ilegal no Sertão

Extração ilegal de ouro era realizada em garimpo de Serrita, PE (Foto: Dilvulgação/PF)
Uma operação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com a Polícia Federal (PF) prendeu o suposto dono de um garimpo ilegal de ouro em Serrita, Sertão pernambucano. De acordo com a PF, o responsável pelo local de exploração é o atual secretário de Meio Ambiente da prefeitura da cidade, Antônio da Cruz Sampaio.

O secretário, de 61 anos, foi autuado em R$ 200 mil pelo Ibama, na quarta-feira (28), por exercer atividade potencialmente poluidora sem licenciamento ambiental e pelo uso ilegal de mercúrio. O garimpo foi embargado e os equipamentos utilizados na infração foram apreendidos.

De acordo com a polícia, o secretário foi encontrado no local do garimpo. Durante a abordagem, foi solicitada a licença do moinho para a extração do minério. O suspeito informou que deu entrada na documentação, mas a autorização ainda não tinha sido deferida. A PF informou também que os garimpeiros que trabalhavam no local não possuíam licença para esse tipo de atividade.

Antônio Sampaio está no Presídio de Salgueiro, no Sertão do estado. O suspeito foi autuado por garimpagem sem autorização legal, que pode levar a detenção de um a cinco anos; e por utilizar substância tóxica, que tem como pena de um a quatro anos de reclusão. Ainda segundo a PF, ele já possui outros dois processos por garimpo ilegal tramitando na Justiça Federal.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Protesto bloqueia trecho da PE-630 no Sertão de PE

Na tarde desta quinta-feira (29), moradores da comunidade da Barra de São Pedro, Zona Rural de Ouricuri, Sertão pernambucano, interditaram um trecho da PE-630, entre as cidades de Trindade e Santa Filomena, ambas do Sertão do estado.
Segundo informações da Polícia Militar, das 12h até às 14h30, cerca de mil pessoas utilizaram carros, ônibus e caminhões para bloquear a rodovia. Foram cerca de 10 quilômetros de trânsito parado.
Os moradores reivindicaram o asfaltamento da PE-630 que atualmente não é pavimentada. A expectativa dos manifestantes é que, pelo menos, o trecho que mais crítico, de 15 quilômetros que liga a comunidade até ao município vizinho seja reformado.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Após reconhecimento, Quilombolas do Sertão enfrentam dificuldades

Distante cerca de 40 quilômetros do centro de Salgueiro, cidade do Sertão pernambucano, encontra-se o povoado de Santana 3, que foi reconhecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) como uma comunidade remanescente de quilombos. São cerca de 72 famílias que vivem da agricultura e da pecuária. Depois do reconhecimento, a comunidade precisa de investimentos em serviços de saúde e educação.
De acordo com a agricultora, Maria Carmelita dos Santos, a comunidade é de descendentes de Luciano, um negro que pode ter chegado ao local foragido de fazendas da região. “Os mais velhos dizem que todos são descendentes de Luciano. Ele deve ter vindo fugido. Nós carregamos  traços e as características do povo negro”, conta.
O território de Santana 3 tem 2.080 mil hectares, formada por duas áreas nos municípios pernambucanos de Salgueiro e Cabrobó. O reconhecimento foi publicado em 2 de maio pelo Incra em Diário Oficial da União (DUO). A partir a publicação da portaria é preciso aguardar a Presidência da República publicar um decreto para a desapropriação do terreno.
Segundo a líder comunitária Senilda Francisca da Silva, o reconhecimento foi tardio. “O processo começou nos anos 1990, mas apenas foi documentado em 2006, quando enviamos a documentação para a Fundação Cultural Palmares”, explica.
Ela conta que o processo de reconhecimento traz mais segurança para os moradores da comunidade. “Com a documentação do nosso território, isso ajuda que ele não seja invadido e a gente continue no mesmo espaço que sempre viveu”, argumenta.
Apesar do reconhecimento, a comunidade enfrenta dificuldades para ter acesso a serviços básicos, como saúde e educação. A agricultora Francisca Maria Fernandes conta que a maioria precisa recorrer a esses serviços em outras localidades. “Não tem posto de saúde. Quem precisa vai para lá para a comunidade de Pau Ferro. Se tiver médico, a gente é atendido, se não volta para trás. Também não tem escola. Quem quer estudar precisa ir para o Distrito de Umãs”, relata.
Outro problema que os quilombolas enfrentam é a obra de Transposição do Rio São Francisco, que dividiu a área da comunidade ao meio. “Para gente ter uma faixa de terra que foi cedida para transposição, perdemos alguns pontos históricos, alguns marcos que eram importantes e que acabamos perdendo”, ressalta Senilda.
A assessoria de imprensa da cidade de Salgueiro-PE informou através de nota que a comunidade de Santana tem seu atendimento ligado ao Distrito de Pau Ferro, onde existe uma Unidade de Atendimento através da Estratégia de Saúde a Família. Já as crianças estão sendo cobertas pelas escolas que estão localizadas na sede do distrito, situado a uma média de quatro quilometros da comunidade.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Moradores reclamam de esgoto a céu aberto há quase 15 dias em Petrolina

Os moradores do Vale do Grande Rio, na Zona Oeste de Petrolina, no Sertão pernambucano, convivem há quase 15 dias com esgoto a céu aberto. Na rua 13, a população teve que cavar uma valeta para escoar a água.
O mau cheiro é constante no local. A dona de casa, Miriam Maria de Souza mora há 25 anos no bairro. “Nós fomos esquecidos por tudo e por todos”, frisa.
Segundo os moradores a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa)já foi acionada diversas vezes, mas não atendeu às solicitações. A solução foi a abertura de uma valeta na rua para escoar a água, além de jogar entulhos nos bueiros que estão abertos.
O agricultor Ilaercio Farias dos Santos afirmou que já foram feitos muitos chamados para reparos, mas nada foi feito para amenizar a situação no bairro. “A Compesa não apareceu ainda, já faz 15 dias. Tem que dar um jeito para ver se a água vai embora. Enquanto estiver assim, só água está bom, e quando vierem as fezes vai ficar mais difícil com o fedor na rua e os mosquitos”, explica.
Em nota, a Compesa afirmou que até esta quarta-feira (28) será encaminhada uma equipe técnica para desobstruir a rede de esgoto no local.

terça-feira, 27 de maio de 2014

MP abre ação para apurar doação de terreno à empresa de call center

A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina entrou com pedido ação civil pública para apurar a doação de um terreno a uma empresa de call center pelo município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A ação foi movida pelo promotor de justiça, Lauriney Reis Lopes.
O promotor pede que a doação, aprovada pela Câmara de Vereadores de Petrolina, em 1º de abril deste ano, seja anulada ou suspensa e o imóvel retorne ao Poder Municipal. De acordo com o documento expedido pelo promotor Lauriney Reis Lopes, uma emenda proposta pelos vereadores Pérsio Antunes, Alvorlande Cruz e Geraldo da Silva, alterou uma emenda que já havia sido apresentada pela vereadora Maria Helena Alencar no momento da votação, o que não é permitido pelo regimento interno da Câmara de Vereadores.
Outro fator que provocou a ação impetrada pelo promotor de justiça é a geração de 2 mil empregos diretos. De acordo com Lauriney Lopes, a geração de empregos está vinculada diretamente à economia nacional e não depende exclusivamente da intenção da empresa. Na ação civil pública, a doação direta e sem encargos aos empresários beneficiará somente à própria empresa.
Na conclusão do documento está expresso que trata-se de um 'presente exclusivo concedido pelo Poder Executivo e pelo Poder Legislativo para a empresa'. A área doada de 7.767,50 m² é localizada no loteamento Cidade Jardim.

sábado, 24 de maio de 2014

Com 50% do estoque, Hemope lança campanha de doação em Petrolina

Com a proximidade dos festejos juninos e da Copa do Mundo, o Hemocentro de Pernambuco (Hemope) em Petrolina, no Sertão do estado, lança campanha de doação de sangue. A Campanha 'Copa/São João', com o lema "Neste São João faça parte do nosso time. Doe sangue no Hemope" que começa no dia 27 de maio e segue até 30 de junho, visa aumentar o estoque de sangue na unidade que está abaixo de 50%.
Atualmente o Hemope em Petrolina está com menos da metade da capacidade que é de 450 bolsas de sangue. A assistente social do hemocentro, Cássia Menezes, ressalta que nos períodos festivos a necessidade de sangue aumenta. “É neste período que os acidentes aumentam e a necessidade de sangue nos hospitais é muito alta”, afirmou.
Segundo Cássia, os fatores RH negativo são os mais necessários, principalmente o do tipo “O”, por ser doador universal. Apesar disso, doadores de qualquer tipo sanguíneo são convocados a comparecerem ao Hemope. “Se não tivermos reposição, o nosso estoque vai cair e a gente nunca sabe o dia de amanhã. Seremos nós quem poderemos precisar. As pessoas não devem esquecer dos hemocentros”, destacou Cássia.
Podem doar homens e mulheres com idade entre 16 a 69 anos (os menores de 18 anos têm que estar acompanhados de um representante legal), estar bem de saúde, pesar no mínimo 50kg, ter dormido bem e portar um documento oficial com foto. Os doadores devem estar alimentados, mas evitando comidas gordurosas e bebidas alcoólicas.
O lançamento da campanha será às 8h, no hemocentro e contará com a participação do cantor Elisson da Banda Pega Leve e do trio de forró Adãozinho de Rajada.
Serviço
O Hemope está localizado na Rua Pacífico da Luz, s/nº - Centro
Funciona de 7:30 às 12h de segunda a sexta

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Professores da Univasf descartam greve para este mês de maio

Durante a assembleia realizada nesta quarta-feira (21), os professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que aderiram à paralisação nacional de 24h dos servidores públicos, discutiram a possibilidade de greve. O encontro foi realizado no campus da universidade e contou com a participação de cerca de 450 profissionais.

Segundo informações da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (SindUnivasf), a proposta de retomar a greve ainda neste mês foi derrotada pela maioria dos presentes. No entanto, a proposta ainda deve ser discutida pela categoria em reuniões posteriores.

A data da próxima assembleia ainda será definida. Mesmo sem entrar em greve, os professores devem promover atos públicos para demonstração de insatisfação
.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Policiais civis fazem manifestação em frente a delegacias em Petrolina,

Policiais civis manifestam em Petrolina (Foto: Ricardo Mattos/TV Grande Rio)Policiais civis manifestam em Petrolina (Foto: Ricardo Mattos/TV Grande Rio)
Policiais civis das delegacias de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, que já estão mobilizados na 'Operação Cumpra-se a Lei' participam de um manifesto nesta quarta-feira (21) no município. A categoria realiza panfletagem sobre reivindicações em frente a delegacia do bairro Ouro Preto, na Zona Oeste, e na delegacia do bairro Vila Mocó, na região central da cidade.
Dentre as reivindicações, os agentes cobram equiparação à gratificação de risco de vida a que é paga aos delegados, pagamento de insalubridade, adicional noturno e hora extra.

“Pedimos uma fiscalização do Ministério Público em todas as delegacias. Fiquei sabendo que a corregedoria da polícia vem aqui acompanhar a mobilização e aguardamos eles para mostrar nossa insatisfação”, disse Roseno Neto.
De acordo com o agente de Polícia Civil, Roseno Neto, a paralisação começou por volta das 10h. “Vamos ficar em frente às duas delegacias protestando. Mas os servidores estão trabalhando para não deixar os serviços do plantão fiquem sem funcionar”. Registros como boletins de ocorrências e flagrantes continuam funcionam normalmente, segundo o agente.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Desistências de pacientes dificultam marcação de exames e consultas

Dificuldades e demora para fazer a marcação de consultas e exames é uma constante na rotina dos moradores que necessitam dos serviços públicos de saúde em Petrolina, no Sertão Pernambucano. Entre os motivos desses transtornos está a deficiência no sistema e o não comparecimento dos usuários.
De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade são realizados mensalmente cerca de 11 mil exames e consultas pela rede municipal. As unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AMEs) absorvem 80% desse número. O restante é realizado em hospitais e clínicas conveniados à prefeitura.
Os agendamentos são longos ou acontecem depois de muito atraso. A professora Izabel Cristina Bonfim marcou um eletrocardiograma desde janeiro e agora que conseguiu fazer o exame. “Como eu estou com aceleração no coração, o meu médico pediu um exame eletrocardiograma com urgência e saiu agora. Se for uma coisa grave a tendência é agravar cada vez mais”, relata.
Já a agricultora Maria Ferreira da Silva tem mioma e precisa fazer consultas e exames rotineiramente. Ela conta que nunca consegue seguir o calendário que o médico pede. “Eu faço um exame, quando eu venho já está vencido, daí o médico bota para fazer novamente. Quando eu tenho retorno de novo o exame já não vale mais”, ressalta.
A prefeitura alega que o atraso acontece porque os pacientes agendados com antecedência não comparecem. No mês passado, cerca de 36 % dos usuários faltaram aos atendimentos na Policlínica. “Nós fizemos um trabalho de conscientização dos profissionais de saúde e os usuários, para gente convencer esses pacientes que não percam suas consultas e exames”, conta a diretora de regulação da Sistema Municipal de Saúde, Alice Mara Gonçalves.
Alice alerta ainda para a confecção do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). “Usuários têm que ter o cartão SUS, porque isso implica no agendamento. Solicitamos que as pessoas tenham guias nas suas unidades de saúde vejam a questão da marcação”, explica Alice.
O cartão do SUS é feito no Centro de Convenções da cidade, de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, Registro Geral (RG), CPF e comprovante de residência. Caso seja menos de idade é preciso levar a Certidão de Nascimento original.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Cidade do Sertão ocupa 2ª posição em recolhimento de armas em PE

No segundo balanço da Campanha do Desarmamento divulgado neste domingo (18) pela Polícia Federal em Pernambuco, o município de Salgueiro, no Sertão do estado, ficou na segunda posição. A delegacia lotada em Salgueiro recebeu 784 armas e munições, em 1.011 dias de campanha, entre 2011 e 2014.
O município só perde para a capital, Recife, que tem 3.334 armas apreendidas neste período. O primeiro balanço divulgado no estado foi em março deste ano e Salgueiro tinha registrado o recolhimento de 769 armas.
Ainda na região do Sertão pernambucano, a Polícia Militar de Santa Maria da Boa Vista fez um levantamento de 92 armas e munições apreendidas e ocupa a 8ª posição no ranking dos 10 postos de recolhimento.
A Campanha do Desarmamento incentiva a entrega voluntária de armas e indeniza os proprietários no valor entre R$ 150 a R$ 450, a depender do calibre da arma. Pernambuco ocupa em 2014 a segunda posição entre os estados brasileiros em recolhimento de armas e munições, com 694, ficando atrás apenas do estado de São Paulo, com 1.067.

sábado, 17 de maio de 2014

Entrega de obra da Orla II de Petrolina está atrasada há quase um ano

A orla II de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está em reformas desde o mês de junho de 2013. Houve um atraso de quase um ano na obra de revitalização e ainda falta muito para a conclusão do serviço. Por enquanto, apenas a substituição do piso foi feita.
O prazo inicial, que era para 26 de dezembro de 2013, não foi cumprido. A obra ainda está em andamento. A previsão estabelecida pela prefeitura agora é que a orla esteja pronta apenas no mês de novembro, ou seja, quase um ano de atraso.
O secretário executivo de obras de Petrolina, Eugênio Pacelli, justificou a demora. “Tivemos problemas no repasse do Ministério do Turismo e teve alguns problemas com adequação de projetos que tiveram que ser refeitos e corrigidos. E houve solicitação para o deslocamento de árvores nativas, que tivemos que pedir uma autorização a Agência do Meio Ambiente (Amma) para fazer a retirada”, explica.
De acordo com Eugênio, parte da calçada já foi substituída e grande parte do serviço está  sendo feito. "Falta terminar em torno de 35% do pavimento intertravado, a parte de pintura e demarcação de ciclovias, pista de pedestres, a parte hidraulica de manutenção de canteiros, paisagismo, playgrounds e as faixas de pedestres”, relata.
O Ministério do Turismo informou através de nota que o repasse da verba para a reforma é liberado de acordo com o andamento da obra. A última notificação da prefeitura sobre o serviço foi no dia 8 deste mês. O Ministério aguarda o comunicado do Banco Caixa Econômica para liberar os recursos.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Mesmo com a greve da PM, movimento no comércio está normal

O movimento no comércio de Petrolina, Sertão pernambucano, continua com funcionamento normal mesmo com o anúncio da greve de policiais militares no estado. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), até esta quinta-feira (15), não houve registro de assaltos ou ações violentas no centro comercial de Petrolina.
Uma equipe da CDL passou por alguns estabelecimentos e confirmou que o movimento está normal. No entanto, o órgão passou algumas recomendações aos lojistas.
 
Apesar de não recomendar o fechamento das lojas, a CDL pediu que as empresas que tiverem segurança particular reforcem a vigilância. Os horários que devem merecer mais atenção são o intervalo de almoço e no final da tarde, quando há uma diminuição no movimento.
De acordo com a gerente comercial, Sandra Maria Gomes, o fluxo de pessoas no comércio do centro de Petrolina ainda não sofreu alteração. "Na realidade o fluxo não mudou, só que a gente está tendo mais precaução devido à falta de policiamento. A gente teve mais cautela hoje e inclusive algumas lojas fecharam mais cedo. Na nossa loja preferimos observar. Hoje foi o nosso termômetro para saber como a gente vai trabalhar nesses dias", relatou.   
A paralisação da PM de Pernambuco foi deflagrada na terça-feira (13) em uma assembleia realizada na capital Recife, mas as cidades do interior aderiram ao movimento apenas na quarta (14).

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Curtas-metragens são exibidos gratuitamente em Petrolina, PE

'O Xadrez das Cores' e 'Vista minha pele'. Estes serão os dois curtas-metragens exibidos na primeira noite do 'Cine Papelão'. O evento será realizado na quarta-feira (14), às 19h, na Associação das Mulheres Rendeiras do bairro José e Maria, na Zona Leste de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade.
De acordo com uma das integrantes da Marcha Mundial das Mulheres do Sertão e organizadora do 'Cine Papelão', Jonalva Paranã, as atividades buscam aproximar os moradores do José e Maria das ações das mulheres da comunidade.“O audiovisual é uma linguagem que abrange todos os públicos e consegue promover uma reflexão sobre as questões sociais”, explica.
Os vídeos escolhidos na primeira noite foram 'O Xadrez das Cores' e 'Vista minha pele' que provocam uma reflexão sobe o racismo e outras formas de discriminação que acomete a população negra.
A ação é promovida pelas mulheres rendeiras, a Marcha Mundial das Mulheres do Sertão (MMM) e a banda Fogo no Monturo. As exibições e os debates vão acontecer mensalmente na associação.
Serviço:
Local: Associação das Mulheres Rendeiras
Endereço: Avenida Francisco Coelho Amorim, 190 , José e Maria, Petrolina - PE
Contato: (87) 3864-1406

terça-feira, 13 de maio de 2014

Visita da presidente Dilma é marcada por protesto no Sertão de PE

A visita da presidente da república, Dilma Rousseff, à Cabrobó, cidade localizada no Sertão pernambucano, foi rápida e marcada por um protesto de uma tribo indígena. Ela visitou na tarde de hoje o canteiro de obras da Estação de bombeamento (EB 1 – Cabrobó), por volta das 15h30 e passou cerca de 25 minutos no local.
Além da comitiva, o governador de Pernambuco, João Lyra, diversos prefeitos, deputados e vereadores da região acompanharam a visita.
A obra foi interrompida para que os trabalhadores pudessem recepcionar a presidente. Ela chegou a cumprimentar alguns deles e conversou rapidamente com as autoridades locais antes de embarcar em um dos helicópteros e deixar o local sem atender a imprensa.
Enquanto isso, na BR-428, cerca de 700 pessoas, entre moradores de Cabrobó e os índios Truká interditaram a rodovia. O protesto foi pacífico e durou cerca de duas horas.  
Em entrevista ao G1, um dos líderes da tribo, que está presente nos municípios de Sobradinho e Paulo Afonso, na Bahia, além de Orocó e Cabrobó, em Pernambuco, disse que a transposição tem impactado negativamente a tribo Truká.
Líder de tribo acusa Governo Federal de não respeitar a preservação da comunidade. (Foto: Carol Souza/ G1)
"Nós não fomos ouvidos e nem respeitados. Nós temos populações que estão sendo tiradas do eixo sem indenização, ou seja, estão sendo expulsas de suas terras. Outras precisam passar pelas terras de outras pessoas até chegar nas suas. Quem está fazendo a transposição não teve a sensibilidade de construir passagens no curso do canal”, reclamou uma da lideranças da tribo, Issô Truká.
De acordo com o inspetor chefe da Polícia Rodoviária Federal em Salgueiro, Claudio Andrade, o congestionamento foi de aproximadamente 10 quilômetros e durou cerca de duas horas.

domingo, 11 de maio de 2014

Mulheres do Sertão de PE contam como é ser 'mãe de primeira viagem'

'Mãe de primeira viagem'. Essa é uma expressão que costuma ser usada quando as mulheres dão à luz ao primeiro filho. Em Petrolina, no Sertão pernambuco, alguma dessas novas mamães relatam como é a preparação para a receber um bebê, quais mudanças acontecem com a chegada de um filho e como é exercer o papel de mãe.
Amada Moura, de 24 anos, está prestes a ser chamada de mamãe. Grávida de 5 meses, ela não vê a hora da pequena Helena vir ao mundo. “Não foi uma gestação planejada, mas está sendo tudo perfeito. Já estou ansiosa e preparando todos os detalhes para o enxoval da minha filha', relata.
Além das mudanças no corpo, Amanda conta que a gravidez tem transformado o seu modo de vida. “O diferente é que eu sinto a necessidade de ser uma pessoa melhor, porque eu sei que minha filha vai seguir os meus valores, minha educação e eu estou me preparando para isso.
Amanda prepara enxoval de Helena (Foto: Amanda Moura / Arquivo pessoal)Amanda prepara enxoval de Helena
(Foto: Amanda Moura / Arquivo pessoal)
A chegada de Helena tem despertado sua sensibilidade em relação à família e o modo que percebe a vida. “Eu acho que estou amando mais minha mãe e estou mais sensível para olhar o outro, procuro não julgar mais as pessoas. Eu nem brigo mais no trânsito com ninguém. Tudo penso nela em primeiro lugar”, conta.
Já Jucineide Maria da Silva viu toda sua rotina modificar em 11 meses. A chegada da pequena Evellyn Vitória mudou a vida da secretária executiva. “Ser mãe é uma experiência fantástica, um cargo que assumo 24 horas. Tudo que era de importância para gente, fica agora em segundo plano”, explica.
Jucineide e pequena Evellyn, de 11 meses (Foto: Jucineide Silva/ Arquivo pessoal)Jucineide e pequena Evellyn, de 11 meses
(Foto: Jucineide Silva/ Arquivo pessoal)
Ela conta que esse é seu primeiro dia das mães e que isso já rendeu várias mudanças, como o seu  tempo que é grande parte dedicado à pequena. “Um banho de meia hora, agora dura no máximo 10 minutos. A preocupação é constante principalmente por eu ser mãe solteira e ter que assumir os papéis de mãe e pai”, ressalta.
Nos primeiros meses de adaptação, Jucineide conta que passou por alguns momentos delicados. “Assim que minha filha nasceu, Evelyn começou a sentir cólicas e chorava muito. Eu ficava desesperada. Essa semana passada eu me deparei com uma recém mamãe e ensinei para ela algumas dicas. Foi quando percebi que mesmo sendo de primeira viagem, eu já consigo exercer bem o meu papel de mãe”, enfatiza.

fonte:g1 noticias

sábado, 10 de maio de 2014

Dia das Mães movimenta o comércio em Petrolina

Os comerciantes de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, já comemoram o aquecimento nas vendas para o Dia das Mães deste ano. A expectativa é que haja um crescimento médio de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“Para presentear as mães, os filhos estão procurando muito por vestidos”. Foi o que afirmou a dona de uma loja de roupas situada no centro da cidade, Edgilda menezes de Araújo. Ela conta que a maioria das compras é para presente e já percebe um crescimento acima do esperado. “Na terça e quarta-feira desta semana já tivemos um número de vendas muito bom. Na sexta e no sábado as pessoas procuram mais ainda e isso que já nos mostra alta de cerca de 25%”, disse.
No setor de eletrodomésticos, os itens mais procurados são o micro-ondas e o liquidificador, segundo o gerente de uma das lojas, Márcio Rosa de Souza. Ele conta que o Dia das Mães é uma das datas em que mais se vende, ficando atrás apenas do final do ano. Márcio destaca ainda que o aumento na venda de televisores com a aproximação da Copa do Mundo, tem ajudado a comemorar a alta nas vendas neste mês de maio. “Muitos filhos têm procurado também pelas TVs, aproveitando o presente para assistir aos jogos mundiais”, afirmou o gerente.
De acordo com o diretor-executuvo da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Petrolina, Valdivo Carvalho, o aumento de 15% esperado para este ano é positivo, apesar do consumidor ter evitado as compras nos primeiros meses. “Esta é uma data tradicional e além disso, as pessoas já entram em clima de São joão e da Copa”, explicou Valdivo

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Cresce número de empreendedores que deixam a informalidade

Cresce o número de pessoas que deixam a informalidade para trabalhar legalizado em Petrolina, no Sertão pernambucano. Na cidade já são mais de 5 mil empreendedores. Em 2012, 800 pessoas saíram fizeram o cadastro e no passado este número chegou mil pessoas.
Lívia Aires de Alencar é terapeuta e há um ano e meio saiu da informalidade, depois de se cadastrar no programa do Sebrae. Com 12 anos de carreira, ela se tornou uma microempreendedora individual e com isso, conseguiu ampliar os seus serviços. “Hoje eu posso prestar serviços para empresas, órgãos governamentais. Esse CNPJ vai me proporcionar emitir notas fiscais e fazer parcerias”, explica Lívia.
Sueli de Souza Ribeiro também saiu da informalidade. Ela cuida de animais de estimação há dois anos, como o cadastramento no programa do Sebrae, está se organizando para montar um petshop. “Tenho planos de fechar esse quarto e abrir um ponto comercial para dar mais conforto”, relata.
De acordo com o gerente do Sebrae Petrolina, Rodrigo Almeida, o cadastro proporciona várias vantagens. “Tem acesso a crédito, notas fiscais. Inclusive tem benefícios de tributação simplificada”, conta.
O cadastro pode ser feito em Petrolina presencialmente no Sebrae e na página do portal do empreendedor. Para se cadastrar é necessário faturar até 60 mil por ano, ou cinco mil por mês. Os interessados em fazer o cadastro, também só pode ter um funcionário contratado com o valor de um salário mínimo ou ganhando o piso da categoria.
Serviço
Sebrae Petrolina
Endereço: Centro Convenções Senador Nilo Coelho, s/n, Petrolina.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Eleitores do Sertão de PE enfrentam horas de fila para regularizar título

Termina quarta-feira (7) o período para eleitores tirarem ou transferirem o título, ou atualizar dados no cadastro da Justiça Eleitoral. Quem perdeu o prazo do cadastramento biométrico nos municípios de Salgueiro, Araripina e Moreilândia, no Sertão pernambucano, também devem procurar os cartórios.

Segundo o analista judiciário da 83ª Zona Eleitoral de Petrolina, Marivaldo Mendes, aproximadamente 300 pessoas já haviam sido atendidas na manhã desta terça. Na segunda-feira (5), cerca de 750 eleitores foram recebidos. “O cadastro podia ser feito desde 2012, mas as pessoas têm o costume de deixar para a última hora”, afirma Marivaldo.

O administrador de empresas, Manoel Andrade, de 38 anos, é natural de Fortaleza, capital do Ceará, mas mora em Petrolina há mais de seis anos. Ele foi um dos eleitores que escolheu essa data para transferir seu título eleitoral. “É o mau costume do brasileiro deixar para última hora”, justificou.

O vigilante Francisco Ferreira Rocha, de 31 anos, também foi ao cartório eleitoral nesta terça pedir a transferência do título. Ele ficou mais de três horas na fila. “Já que deixei para a última hora o jeito é esperar", lamentou.

O horário de funcionamento no Fórum da Justiça Eleitoral, em Petrolina, é das 8h às 18h, e não é necessário fazer agendamento no site do TRE-PE. “A recomendação é que se chegue ao cartório eleitoral até, pelo menos, às 12h, porque as filas estão enormes, saindo do fórum e são esperados no mínimo 700 pessoas amanhã (7)”.
Para fazer o recadastramento, são necessários um documento de identificação com foto, comprovante de residência atual, título de eleitor e CPF. Quem perder o prazo terá o título de eleitor cancelado. Além de não poder votar nas eleições em outubro deste ano, ficará impedido de se inscrever em concursos públicos, não poderá tirar passaporte, CPF e ainda não receberá remuneração caso trabalhe em cargo público.
Serviço
Fórum Eleitoral de Petrolina - Av. Dona Justina Freire, Vila Mocó, Petrolina -PE
Atendimento: das 8h às 18h
Telefone: (87) 3862-9177

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Estrutura de feiras livres é alvo de críticas em Petrolina

As seis feiras livres de Petrolina, Sertão pernambucano, vem sendo alvo de críticas por parte de feirantes e clientes. O motivo é a falta de estrutura e a sujeira presente nesses locais.
Na feira da Areia Branca, na Zona Leste, a maior da cidade, até lixo doméstico pode ser encontrado. Os feirantes afirmam que tentam manter o espaço limpo, mas reclamam que falta uma melhor estrutura.
O presidente da Associação dos Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelôs de Petrolina (Afeabacap), José Pedro Nunes, é um dos que cobra melhorias, em especial para a Feira da Areia Branca. “O problema é que nós temos aqui é a falta do complemento da praça de alimentação, que já discutimos em várias reuniões sobre esse projeto e estamos na expectativa que ele possa ser feito, além do piso para a feira”, destaca.
De acordo com José Nunes a falta de estrutura é um problema comum nas feiras de Petrolina. Por isso, há projetos de mudanças. “A feira do CEAP nós temos um projeto pra fazer na quadra do bairro José e Maria. A do Ouro Preto queremos a cobertura, além do complemento da praça dos marchantes”, explicou o presidente da associação.
O gerente de abastecimento do município, Edilson Coelho, informou que os projetos de reestruturação das feiras livres já estão prontos, mas que ainda não há prazo para começar as modificações. “Já foi discutido com o Ministério Público e até agosto uma nova reunião será realizada. A parte da prefeitura já está feita. Já tem um projeto estabelecido para que a gente possa se alinhar e adequar a revitalização as feiras livres”, afirmou.

FONTE: G1 NOTICIAS 

domingo, 4 de maio de 2014

Passageiros reclamam de atrasos e superlotação de ônibus de Petrolina

Passageiro registra superlotação em ônibus coletivo de Petrolina (Foto: Mizaella Mara França/ Arquivo pessoal)
Uma espera de quase duas horas no ponto de ônibus. Essa é a situação que alguns moradores que precisam se locomover através de transporte coletivo em Petrolina, no Sertão pernambucano, passam. Além dos atrasos, as queixas são de superlotação e péssimas condições de conservação dos ônibus das empresas que atendem a cidade.
A secretária Mizaella Mara de França, de 24 anos, pega a diariamente a linha da empresa Viva Petrolina, no trajeto entre o bairro Cohab VI, na Zona Oeste, ao Centro. Ela conta que sempre os ônibus estão superlotados e não acomodam a demanda de passageiros. “Normalmente sempre tem gente em pé e até encostada na porta de saída. Teve um dia que vi uma criança no colo da cobradora, por falta de lugar”, relata.
Francisca Alves, de 30 anos, trabalha como zeladora e pega a linha do Cosme e Damião, na Zona Norte. Ela reclama que os atrasos são constantes dos ônibus. “Já esperei pelo ônibus mais de duas horas. E isso acontece todos os dias. Acho que eles têm que colocar mais ônibus, porque não está dando conta da quantidade de pessoas. Os ônibus estão sempre lotados. Pego outras empresas e não tenho problemas, mas a Viva (Petrolina) é direto assim”, denuncia.
A vendedora Marili Chalegre, de 52 anos, resume os problemas que passa todos os dias como 'sufoco'. Ela costuma pegar a linha Cohab VI, via Honorato Viana, trajeto feito também pela empresa Viva Petrolina. “Nos dias que tem atraso, quando passa o ônibus é entupido de gente. É um sufoco com calor, gente lá dentro passando mal”, relata.
A Viva Petrolina tem 37 ônibus, dos quais 32 circulam efetivamente e 5 funcionam como reservas. Em nota, a empresa informou que está em processo de renovação da frota e que, até o final de maio, será concluída a substituição de seis veículos, sendo dois novos e quatro seminovos. A empresa prevê ainda que no mês de julho, outros quatro veículos novos também entrem em circulação.
Para atenuar os problemas dos atrasos dos ônibus, a Viva solicitou junto a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) o aumento de veículos reservas, passando de cinco para oito, o que ultrapassa o decreto municipal que permite que exceda apenas 15% da frota total. A medida seria provisória enquanto chegam os novos ônibus.
De acordo com o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, a Viva Petrolina tem sido autuada com frequência em relação ao descumprimento no número de ônibus da frota. Um levantamento será realizado através do Plano Municipal de Mobilidade para diagnosticar a situação do transporte urbano no município. “Vamos estudar todo o sistema de transporte para fazer um diagnóstico e saber se vamos ter que aumentar o número de ônibus e até contratar novas empresas", conta Paulo.
FONTE: G1 NOTICIAS 

sábado, 3 de maio de 2014

Feira internacional expõe peças de artesanato de 13 países em Petrolina

O centro de Convenções Senador Nilo Coelho de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, recebe até o dia 10 de maio, a terceira edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes) 2014. No evento é possível apreciar o artesanato local e de 13 países e 14 estados brasileiros.
A feira está aberta a visitação das 17h às 23h. Estão expostos acessórios, móveis, esculturas, pinturas e artigos de moda. Os trabalhos utilizam de vários materiais como madeira, couro, cerâmica, ouro, entre outros. 
De acordo com a organizadora da Feincartes, Maria Matias, além do intercâmbio cultural, a feira oferece ainda uma programação artísticas e um espaço para a gastronomia. “A feira é uma opção de lazer para a família e para compra de presentes. Temos também uma praça de alimentação com música ao vivo todas as noites e apresentações culturais”, relata.
Para representar a cultura internacional estão presentes criações artesanais de países como  África do Sul, Bolívia, Coréia, Equador, Índia, Peru, Senegal, Síria, Líbano, Tanzânia e Turquia. Além dos estados brasileiros do Espírito Santo, Alagoas, Bahia, Goiás, Ceará, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e Rio de Janeiro.


Seviço:
Feincartes
Data: 5 de maio a 11 de maio
Local: centro de Convenções Senador Nilo Coelho
Horário: 17h às 23h
Ingresso:  R$ 5,00 e R$ 2,50 (meia)
( Maiores de 60 anos pagam meia entrada e crianças até 12 anos são isentas)

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Campanha de prevenção de acidentes começa hoje

Entre os dias 02 e 25 de maio, os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres vão ser alvos da campanha nacional, que terá ações em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O 'Maio Amarelo' vai mobilizar a equipe de educação da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo de Petrolina (EPTTC).
A campanha é uma forma de alertar a população sobre os altos índices de acidentes de trânsito na cidade. De acordo com dados do Comitê Regional de Prevenção de Acidentes, em fevereiro foram registrados no município 52 acidentes de trânsito envolvendo automóvel, 28 com motocicletas, 6 com bicicletas, 1 com ônibus e 26 acidentes envolvendo animais na pista. O levantamento mostra ainda, que a sexta-feira é o dia em que mais são registrados os acidentes e o domingo o de menor ocorrências.
Durante todo o mês, os fiscais da Epttc distribuirão fitas da cor amarela, que simboliza a campanha de prevenção de acidentes. As ruas do centro da cidade, com maior fluxo de veículos e pedestres, como as avenidas Monsenhor Ângelo Sampaio e Guararapes, por exemplo, terão blitzes educativas.
A programação vai ser estendida à Zona Rural. Entre os dias 5 e 9 de maio haverá fiscalizações na Agrovila Massangano. Também está agendada uma palestra sobre as normas de trânsito. “Resolvemos desenvolver esta atividade na área rural, pois percebemos que a comunidade descumpre as exigências que auxiliam na segurança, como o uso de capacetes, cintos e condutores não habilitados”, explicou o coordenador de educação de trânsito da Epptc, Jilmar Barros.
Em Petrolina, a 'Campanha Maio Amarelo' será encerrada com um passeio ciclístico, no dia 25, percorrendo algumas ruas da cidade. Com saída da Orla e chegada na feira da Areia Branca, na Zona Sul. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede da Epttc. “Os participantes receberão uma camisa do evento e nós sortearemos uma bicicleta”, afirmou Jilmar Barros.
Serviço
EPTTC
Endereço: Avenida da Integração, 1202, Caminho do Sol, Petrolina

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Lista dos sorteados do 'Minha Casa, Minha Vida' de Petrolina é divulgada

A Prefeitura de Petrolina, cidade do Sertão pernambucano, disponibilizou no site as listas dos selecionados pelo programa do governo federal 'Minha Casa, Minha Vida'. Os nomes são resultados do sorteio realizado no último dia 24 de abril.
As famílias sorteadas serão indicadas para o governo federal, através da Caixa Econômica e Banco do Brasil.  O governo fará a pesquisa para constatar as informações passadas pela prefeitura com relação aos critérios exigidos. Só depois a lista será devolvida e as famílias serão convocadas para assinar o contrato e receber as casas.Participaram da seleção 11.465 que, de acordo com a prefeitura, passaram por uma triagem onde foram verificadas famílias cadastradas que moravam em áreas de risco, vítimas de chuva ou em estado de calamidade pública.
Os contemplados rebecerão as chaves das residências que estão sendo construídas no Residencial Brasil, na Zona Oeste, e no Residencial Monsenhor Bernardino, Zona Leste de Petrolina. Também foi divulgada a lista das famílias aprovadas para morarem do Residencial Nova Petrolina. Os nomes, que ainda devem ser aprovados, não entraram no último sorteio.
Para ter acesso às listas completas clique aqui.