Páginas

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Em defesa do Ecoturismo


Área de Rajada onde foram encontrados indícios de comunidades pré-históricas pode entrar no roteiro do ecoturismo local

Após uma visita no Açude Pontal, em Rajada, distrito de Petrolina, a comissão formada por representantes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, secretaria Executiva de Turismo, e instituições de ensino pontuou algumas das próximas ações que serão desenvolvidas no sentido de proteger o local onde foram encontradas gravuras que remontam à possibilidade de existência de comunidades pré-históricas.

Em paredões de pedra, dispostas de maneira impressionante na área do açude, gravuras com imagens de pessoas, folhagens, peixes, dentre outros, foram encontradas. O próximo passo agora será cercar o local para que não haja continuidade de ações depredatórias- muitas pedras estavam sendo retiradas para uso em construções- além de construir um portal indicando que ali está o Sítio Arqueológico de Rajada. Uma grande ação de limpeza será feita em toda a área. A idéia é dotar o espaço de infra estrutura que possibilite a visitação de estudantes, pesquisadores e turistas.

“Esperamos que a comunidade científica desenvolva pesquisas mais aprofundadas e tenha acesso a  dados concretos sobre essa descoberta. A nossa vontade  é que a área seja preservada e funcione como um ponto de visitação turística. Que as pessoas possam conhecer um pouco mais dos elementos culturais e históricos que envolvem essa descoberta. Temos o propósito de envolver a comunidade local na administração desse sítio arqueológico”, destaca o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário